De norte a sul do Brasil, o CSJT, o TST e os TRTs realizaram diversas atividades.

Durante o Abril Verde, a Justiça do Trabalho se mobilizou em diversas ações de conscientização sobre a necessidade de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. De norte a sul do Brasil, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho e os Tribunais Regionais do Trabalho promoveram diversas atividades no mês dedicado a prevenção e memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Uma das ações de destaque foi o “Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho: Efetividade da Prevenção”, em Belo Horizonte, promovido pelo Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG). Um dos pontos altos do evento foi a homenagem da Justiça do Trabalho, entregue pelas mãos do presidente do CSJT e do TST, ministro Brito Pereira, aos integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que atuaram no resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Outra ação de destaque na região sudeste foi promovida no Rio de janeiro, pelo TRT da 1ª Região (RJ). O Tribunal realizou a iluminação em  verde do Cristo Redentor no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril. A coordenadora do Programa Trabalho Seguro, ministra Delaide Miranda Arantes, participou do evento.

Em São Paulo também foram realizadas diversas atividades. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) promoveu a Semana de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais, e o TRT da 15ª Região (Campinas/SP) organizou o Seminário de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais.

Nordeste

Por toda a região houve várias ações de promoção do movimento. Os TRTs da 5ª Região (BA), da 13ª Região (PB), da 16ª Região (MA) e da 19ª Região (AL) iluminaram as sedes dos Tribunais na cor verde, enquanto que o TRT da 21ª Região (RN), levou uma faixa em prol do Trabalho Seguro no clássico entre ABC x América no campeonato local.

O TRT da 7ª Região (CE) organizou, no centro de Fortaleza, evento em praça pública para a população receber serviços gratuitos de saúde e de conscientização da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O Tribunal Regional da 6ª Região (PE), por sua vez, promoveu duas palestras sobre saúde e distribuiu revistas em quadrinhos sobre o Abril Verde.

Norte

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizou ato público em Manaus com a iluminação esverdeada do Teatro Amazonas e organizou a Caminhada Abril Verde para chamar atenção sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Em Belém, o TRT da 8ª Região (PA/AP) iluminou a fachada do Tribunal para lembrar a necessidade de reduzir o trabalho inseguro que põe em risco a vida do trabalhador.

Centro-Oeste

Além de promover o Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho em Minas Gerais, o CSJT e Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, promoveram a iluminação do prédio durante todo o mês de abril, além de realizar ações de conscientização nas redes sociais.

Em Cuiabá (MT), o TRT da 23ª Região promoveu palestras em canteiro de obras, enquanto que o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) e o TRT da 18ª Região (GO) também aderiram a campanha e tiveram seus prédios iluminados.

Sul

O TRT da 4ª Região (RS) promoveu a iluminação esverdeada dos estádios Beira-Rio, do Sport Club Internacional e Arena do Grêmio, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Em Santa Catarina, O TRT da 12ª Região (SC) realizou, na cidade de Joaçaba (SC), um ato público que reuniu cerca de 120 pessoas, em que os participantes seguraram cruzes e fizeram um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

Além dessas, outras muitas atividades foram realizadas pelo Brasil para alertar a população da importância desse tema. Entretanto, o que vale ressaltar é que as ações de conscientização do Programa Trabalho Seguro não ficam limitadas apenas ao mês de abril, mas são realizadas durante todo o ano. Acompanhe a página do programa.

O Abril Verde

O mês de abril foi escolhido como marco para essa mobilização em razão de um grande acidente ocorrido numa mina no estado da Virgínia (EUA), em 28 de abril de 1969. Por conta do acidente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) escolheu a data (28 de abril) como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
No Brasil, a data foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei 11.121/2005.

Confira as fotos de algumas das ações do Abril Verde pelo Brasil.

Fonte: CSJT