Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (10), na sede do TRT-MG, foram empossados os novos dirigentes da instituição para o biênio 2022/2023: os desembargadores Ricardo Antônio Mohallem, no cargo de presidente; César Pereira da Silva Machado Júnior, como 1º vice-presidente; Rosemary de Oliveira Pires Afonso, como 2ª vice-presidente; Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, como corregedor, e Manoel Barbosa da Silva, no cargo de vice-corregedor.

Aberta a solenidade pelo presidente do TRT-MG, José Murilo de Morais, após a execução do Hino Nacional por músicos da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, e lido o Termo de Posse pela secretária-geral da Presidência, Ludmila Pinto da Silva, foram empossados os membros da próxima administração.

WhatsApp_Image_2021_12_10_at_21.40.21.jpeg

Os desembargadores Fernando Rios Neto, corregedor; César Pereira da Silva Machado Júnior, 1º vice-presidente; Ricardo Antônio Mohallem, presidente; Rosemary de Oliveira Pires Afonso, 2ª vice-presidente; e Manoel Barbosa da Silva, vice-corregedor – Foto: Leonardo Andrade

Representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região, seu presidente, o juiz Renato de Paula Amado, manifestou sua esperança em uma nova gestão e gratidão à administração que se encerra, sentimento compartilhado pelo presidente da OAB-Seção Minas Gerais, o advogado Raimundo Cândido Júnior, que ainda lembrou da importância da fé, da esperança e da caridade no exercício da justiça.

Já o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage mencionou a coragem da atual administração de ousar para oferecer uma pronta resposta em tempos de pandemia e disse ter a certeza de que a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho continuarão juntos na busca por relações trabalhistas mais justas.

Em nome da corte, a desembargadora Taísa Macena de Lima saudou os recém empossados destacando a trajetória profissional de cada um dos novos membros da administração e o desembargador Ricardo Mohallem, em especial, próximo presidente. Ela destacou, dentre seus atributos, ser ele “sempre laborioso no exercício da função judicante, além de estar à frente do seu tempo, com o olhar voltado para o futuro das inovações tecnológicas”.

copy_of_desatque_interno.jpg

Composição da Mesa de Honra: o desembargador José Eustáquio Lucas Ferreira, representando o presidente do TJ-MG; o desembargador Marcelo Maciel Mancilha, presidente do Coleprecor e do TRT-ES; o desembargador Fernando Armando Ribeiro, presidente do TJM-MG; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, Arlélio de Carvalho Lage; o procurador-chefe da União em Minas Gerais, Bráulio Lisboa Lopes; a reitora da UFMG, Sandra Regina Almeida; o presidente da OAB-MG, Raimundo Cândido Júnior; e o juiz Renato de Paula Amado presidente da Amatra3. Foto: Leonardo Andrade/Secom TRT-MG

Em manifestação gravada, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior de Justiça, a ministra Maria Cristina Peduzzi, cumprimentou a nova administração e saudou seus membros pelas trajetórias que os levaram ao dia de hoje. A ministra exaltou a administração do biênio 2020-2021, que conseguiu implementar o trabalho remoto e as melhores práticas tecnológicas para que a prestação jurisdicional não fosse interrompida. Lembrou também o aumento da produtividade do TRT-MG nos últimos dois anos e a implantação do Juízo 100% digital, desejando que os feitos da atual administração sirvam de exemplo de inspiração para a próxima.

Encerrando a solenidade de posse, foi a vez de o desembargador Ricardo Mohallem se manifestar e afirmar sua vontade de incrementar as soluções consensuais de conflito com o apoio dos juízes e dos advogados. O presidente empossado cumprimentou a atual gestão pela significativa diminuição dos gastos públicos por ela alcançada e pela devolução de quantia vultosa às partes processuais por meio da Central Garimpo. O desembargador demonstrou ainda sua preocupação com o retorno ao trabalho presencial após a pandemia e com atuais números reduzidos de juízes e de servidores para atender aos jurisdicionados.

Prestigiaram a solenidade além dos já citados, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, advogados, magistrados e servidores do TRT-MG e familiares dos empossados.

> GALERIA DE FOTOS

Veja a solenidade de posse na íntegra.

Fonte: TRT3