O retrato do desembargador Júlio Bernardo do Carmo, presidente do Tribunal no biênio 2016-2017, passou a integrar, na tarde desta quarta-feira (9), a galeria de fotos dos ex-presidentes do TRT-MG, em solenidade no gabinete da Presidência, em Belo Horizonte.

Ao abrir o evento, o presidente do TRT-MG, desembargador Marcus Moura Ferreira, lembrou que a função social do retrato é reter o tempo e fazer a comunhão entre passado e futuro. “A humanidade inventou um símbolo da lembrança, que é a fotografia. Esse evento se insere no entrelaçamento entre memória e temporalidades, destacando a trajetória de persistência ao longo de quase quatro décadas de serviços prestados à Justiça do Trabalho pelo desembargador Júlio Bernardo”, frisou. Ele ainda fez um histórico de toda a trajetória do homenageado, desde o nascimento até a atualidade no Tribunal.

Em seguida, foi a vez de o desembargador Júlio Bernardo do Carmo fazer uso da palavra. O homenageado disse que é uma honra ter o retrato afixado na galeria. “Hoje é um dia muito especial na minha vida e na minha carreira. Aproveito para agradecer o voto de confiança com que me elegeram, por aclamação, para ser presidente no biênio 2016-2017. Sempre estive consciente da minha responsabilidade ao dirigir essa instituição reconhecida como um dos melhores TRTs do país. Procurei no meu mandato honrar a confiança em mim depositada e manter o nível de excelência dessa casa de justiça”, afirmou.

Ele ainda recordou que o corte orçamentário e um número deficitário de servidores e de juízes não impediram a sua administração de empreender esforços na prestação jurisdicional, buscando maior efetividade e celeridade. “Reconheço que o sucesso só foi possível devido a uma comunhão de esforços de todos. Nossa administração foi participativa e democrática. Não se trata apenas de um retrato para mim. Representa um momento quase sagrado de toda uma trajetória profissional”, concluiu.

Para encerrar a solenidade, foi exibido um vídeo com as principais realizações da gestão do ex-presidente, produzido pela Secretaria de Comunicação do TRT-MG.

Estiveram presentes o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal, a 2º vice-presidente, desembargadora Lucilde D’Ajuda Lyra de Almeida, a procuradora-chefe do MPT em Minas Gerais, Adriana Augusta de Moura Souza, e o presidente da Amatra3, juiz Flânio Antônio Campos Vieira. Além disso, marcaram presença também desembargadores, juízes, servidores e advogados e familiares do homenageado.

Relatório de Gestão

No mesmo evento também foi lançado o Relatório de Gestão do biênio 2016-2017. O documento traz as principais realizações da administração passada. Confira aqui.

GALERIA DE FOTOS

Fonte: TRT3