Dando sequência às atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), foram realizadas, na manhã de hoje (29), palestras para capacitação da equipe pedagógica e professores da Secretaria Municipal de Educação de Vespasiano. O tema central a ser abordado na edição 2019 do programa é “O futuro do trabalho digno e a importância da Justiça do Trabalho”. O encontro contou com a presença da Secretária de Educação de Vespasiano, Laís de Castro Brant.

O Presidente em exercício da Amatra3 e atual Coordenador do Programa TJC, Juiz Renato de Paula Amado, apresentou a proposta do programa e destacou que atualmente o projeto está consolidado na agenda institucional da Associação, ressaltando que o empenho e a dedicação da Juíza Ana Maria Espí Cavalcanti, que foi a coordenadora do projeto nos últimos anos, foram fundamentais.  Além disso, ele agradeceu a presença das palestrantes que se dispuseram a contribuir com o programa, dos professores que serão o meio de difusão do conteúdo do material didático junto aos alunos e o apoio da Arcelor Mittal.

A Procuradora do Ministério Público do Trabalho e representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfancia), Luciana Marques Coutinho, apresentou uma palestra abordando o futuro do trabalho digno e a importância da Justiça do Trabalho, além de apresentar quais as atribuições do Ministério Público do Trabalho na garantia dos direitos trabalhistas.

A segunda palestra da capacitação ficou a cargo da Juíza Anaximandra Kátia Abreu Oliveira, que destacou em sua fala aspectos que são fundamentais para a garantia do trabalho digno, apresentou uma perspectiva de como serão as relações trabalhistas no futuro e a importância das instituições como a Justiça do Trabalho e MPT para a garantia dos direitos dos trabalhadores. Finalizando, defendeu que o diálogo social é fundamental para gerir as mudanças que se apresentam atualmente.

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Saiba mais sobre o Programa TJC.