Programa TJC

Dando início a mais um ano de atividade do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), no último sábado (9), a Amatra3 promoveu a capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Vespasiano para atuarem como multiplicadores junto aos alunos ao longo do ano letivo de 2018. O tema central da edição 2018 do TJC será “A relação entre trabalho escravo, trabalho infantil e racismo no Brasil”.

Representando a Amatra3, o Presidente Flânio Antônio Campos Vieira, destacou a importância de difundir o conhecimento sobre as relações de trabalho com os alunos para que eles não sejam vítimas de injustiças.  A Juíza Ana Maria Espí Cavalcanti, Coordenadora do Programa TJC na 3ª Região agradeceu a presença dos professores, das palestrantes, da Secretaria de Educação de Vespasiano e da Arcelor Mittal.

O evento foi aberto com a palestra da Procuradora do Ministério Público do Trabalho e representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Marques Coutinho, que abordou a relação entre trabalho escravo, trabalho infantil e racismo no Brasil. Ao longo de sua fala, a Procuradora apresentou a linha de atuação do MPT-MG para combater a prática do trabalho infantil e escravo, destacando a importância da implantação de politicas públicas.

Na sequência, a Juíza do Trabalho Samantha da Silva Hassen Borges tratou em sua palestra as principais alterações trazidas pela Lei 13.467/17, apresentando pontos que na visão dela precarizam as relações de trabalho. Ao final de sua fala, a magistrada citou uma passagem do poema “No caminho com Maiakóvski”. “Não é possível silenciar e não agir. O jardim está aqui e não pode ser roubado e nossa garganta tem voz e não pode ser silenciada” e finalizou “façamos o nosso papel no Trabalho na luta por Justiça e Cidadania”, defendeu.

Após as palestras foi realizada uma roda de debates para os professores esclarecerem dúvidas acerca do Direito do Trabalho, bem como apresentarem proposições de pontos a serem otimizados e experiências com o desenvolvimento do projeto nos anos anteriores. A culminância do Programa TJC será realizada no dia 9 de novembro, em Vespasiano.