O TRT-MG marcou presença no Fórum de Boas Práticas de Controle Interno e Auditoria do Poder Judiciário. Sediado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o evento, em sua sexta edição, está sendo realizado virtualmente entre estas quarta (21) e sexta-feira (23), e conta com transmissão pelo YouTube no canal do TJMT (@tjmtoficial).

O Fórum, que conta com intérpretes de Libras, tem por finalidade promover o compartilhamento de boas práticas e estudos de casos que contribuam para a evolução e a valorização da atividade da auditoria interna, observadas as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelecidas pelas resoluções n. 308 e 309, de 2020, de acordo com Simone Borges, coordenadora de Controle Interno do TJMT e responsável pela organização do seminário.

Nessa quinta-feira (22), o servidor do TRT-MG Olavo de Oliveira Dantas apresentou a consultoria prestada pela Secretaria de Auditoria do Tribunal, que resultou no projeto estratégico “Governança dos Colegiados Temáticos”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica.

A iniciativa, patrocinada pelo presidente do TRT-MG, desembargador José Mu­rilo de Morais, pretende disciplinar a organização e o funcionamento e definir parâmetros conceituais, normativos e de nomenclatura dos colegiados temáticos – comissões, comitês, subcomitês e grupos de trabalho – da instituição.

Rossana Guerra, membro do Conselho de Administração do Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) e gerente de Auditoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), também palestrou no encontro e defendeu a prática de consultorias, ao dizer que as unidades de auditoria interna devem ir além das atividades de avaliação e seguir as mudanças do mundo organizacional.

Fonte? TRT3