Notícias

TRT-MG é o segundo no ranking de sustentabilidade da Justiça do Trabalho

Conforme o 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, divulgado pelo CNJ, o TRT-MG ocupa o segundo lugar no ranking nacional, no quesito melhor desempenho de sustentabilidade entre os 24 tribunais do trabalho do país. O índice de desempenho (IDS) do TRT mineiro alcançou 82,6% em 2022, sendo superado apenas pelo TRT-4. Os resultados alcançados pelos tribunais constam na página 29 do relatório do CNJ.

O TRT-MG destacou-se pelo melhor desempenho entre os Tribunais de médio e grande porte quanto ao consumo de energia elétrica e ficou em segundo lugar no quesito consumo de água e esgoto entre os mesmos tribunais. Obteve também um bom desempenho no alto percentual de contratações com critério de sustentabilidade e no baixo consumo de água envasada per capita. No quesito acessibilidade, o Tribunal destacou-se pelo percentual de servidores(as) capacitados(as) nas temáticas de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. 

O relatório que mostra os resultados das ações dos tribunais na área de responsabilidade socioambiental e faz parte do Programa do Judiciário pelo Meio Ambiente, promovido pelo CNJ, revela o desempenho dos 91 tribunais brasileiros e conselhos de Justiça na área da responsabilidade socioambiental. 

Pela primeira vez, o Balanço da Sustentabilidade agrega dados de acessibilidade, com informações sobre percentual de pessoas com deficiência, capacitações na temática e recursos de acessibilidade comunicacionais. O IDS resulta da combinação de vários indicadores, o que permite uma comparação objetiva entre os tribunais. São informações relacionadas a consumo de energia elétrica, água, papel e copos descartáveis per capita, número de usuários por veículo e destinação de papel para reciclagem que tem por objetivo criar um indicador sintético capaz de avaliar, em uma única dimensão, o resultado combinado de vários indicadores distintos, permitindo assim, comparação objetiva entre os tribunais.

A cerimônia de divulgação do balanço foi realizada na sexta-feira (23/06), durante o evento Judiciário Sustentável, na sede do CNJ e marcou as comemorações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, com o intuito de sensibilizar o Poder Judiciário e seus agentes quanto às questões relacionadas ao meio ambiente e com a pauta ambiental inserida nos seus respectivos órgãos. 

Agenda 2030

Para Júnia Fernandes de Oliveira, da Seção de Sustentabilidade e Inclusão, o Tribunal vem escalando um novo patamar relativo à responsabilidade socioambiental, o que demonstra um maior grau de maturidade na temática, como podemos perceber pelos Planos de Logística Sustentável e Plano de Ações desenvolvidos nos últimos anos. Isso nos deixa muito felizes, pois expressa o alinhamento deste Regional com os objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030.

logo

Aplicativo AMATRA 3

+55.31.3272.0857
amatra3@amatra3.com.br

BAIRRO FUNCIONÁRIOS | BH | MG
RUA DOS AIMORÉS, 462 - 7º ANDAR